segunda-feira, 16 de maio de 2011

Jasper Morrison




Jasper Morrison é hoje uma das mais influentes designers industriais. Nascido em Londres, ele é conhecido por seu estilo elegante ascética, calmamente bem-humorado e criou tudo de uma bandeja de mesa para um sistema eléctrico.
Quem quiser entender a obra de Jasper Morrison deve percorrer um mundo sem palavras, a coleção de imagens que ele compilou em 1988 a partir de sua coleção de livros de segunda mão e cartões postais. De uma das casas de Buckminster Fuller e Gerald Dymaxion Summers uma cadeira de madeira peça a cabana de um pescador em Hastings praia shingly, cada imagem ilustra a inteligência e elegância com que Morrison revitalizou concepção racionalista.

Mesmo como um jovem designer com falta de dinheiro, Jasper Morrison foi determinado projeto para produção industrial. Ao invés de fazer peças de mão, como muitos jovens designers fazer, ele vasculhou Londres, em sua Honda 90 ciclomotor procurando pequenas oficinas industriais que compõem a pequenas quantidades de objetos de ready-made componentes industriais. Sua 1984 Flor Pot mesa, por exemplo, foi feita a partir de um círculo de vidro apoiada por uma pilha de vasos de flores comuns.
Em 1988, Morrison desenhou uma sala definida para a Exposição em Berlim Werkstadt Design. Intitulada alguns novos itens para a casa, e era composta por cadeiras, mesas, chaise-longue, quatro paredes e uma porta - todos feitos de madeira compensada. À primeira vista, os objetos pareciam banais com as suas linhas e formas simples familiar, mas uma inspeção mais detalhada revelou a inteligência calma com que Morrison tinha refinado eles. O crítico, Arthur Charles Boyer, descreveu mais tarde alguns novos itens como aving "cristalizadas" ethos projeto seu: "para produzir objetos de uso cotidiano para uso de todos, fazer coisas que não leve mais pesado, mais suave não mais, inclusive mais que exclusivos, geram luz de energia e espaço ".


Jasper Morrison tem buscado esses objetivos, desde então. Ainda trabalhando para a Vitra e Cappellini, ele já nutria uma forte empatia com os clientes, incluindo Flos, a empresa italiana de iluminação, Magis, o fabricante italiano de plástico; Rosenthal, o produtor de porcelana alemã, e Alessi, a fabricante italiana de metal.

No início de 2000 Morrison criou um novo estúdio em Paris e passou a dividir sua vida profissional entre lá e Londres. Ele adquiriu novos clientes, como Rowenta, o fabricante francês doméstico equipamentos para os quais ele está desenvolvendo uma nova gama de produtos de cozinha, incluindo caldeiras, ferros e máquinas de café.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Piero Lissoni




Pierro Lissoni(Seregno) 1956 formou-se em arquitetura em Milão em 1985. Em 1986 ele começa sua carreira como designer. Desenvolve projetos industriais,design de interiores, design gráfico e arquitetura. Entre seus clientes habituais estão :Alessi, Boffi, Cappellini, Cassina, Flos, Fritz Hansen, Glas, Kartell, Lema, Living Divani, Matteograssi, Poltrona Frau, Porro, Tecno e Wella.
Além dos muitos compromissos de design gráfico e industrial, que vão desde mobiliário,acessórios, cozinhas,banheiros,luminárias de identidade corporativa,sinalização e embalagens, ele recentemente realizou projetos para residências privadas e hotéis luxuosos na Itália e no exterior:
o
Monaco "& Grand Canal "em Veneza (Itália), o " Al Porto "hotel à beira do lago de Zurique, o" Bentley "Design HotelTM em Istambul, a" Mitsui Garden Ginza negócio "Hotel, em Tóquio.



Box Lounge , sofá-irmã em família que exala profundidade e uma presença silenciosa de espaço.




Minimo, mesa de princípio de estética zen, simboliza equilíbrio, simplicidade e simetria.

http://www.luminaire.com/designers/piero_lissoni/